Dor no Pescoço / Cervicalgia:

A dor na coluna cervical, também chamada de dor no pescoço, cervicalgia ou até torcicolo, é muito frequente na população em geral, podendo ocorrer na maioria das pessoas em algum momento da Vida.

Em grande parte dos casos, a dor na coluna cervical é uma condição benigna e autolimitada, isto é, de resolução espontânea em alguns dias. Os sintomas mais comuns da dor na coluna cervical ou torcicolo são dor e rigidez no pescoço, podendo ou não irradiar para a região dos ombros e braços.

As cervicalgias são caracterizadas por dores localizadas na região do pescoço e ombros, e geralmente estão associadas à presença de tensão muscular, pontos de dor (pontos gatilhos) e redução da mobilidade nos movimentos da coluna cervical.

A dor e a dificuldade em realizar os movimentos do pescoço levam os pacientes a procurar atendimento especializado de um Médico Fisiatra. A avaliação desse profissional é necessária para melhor identificar os fatores que podem gerar essa dor, visto que, eventualmente, podemos nos deparar com outras comorbidades.

A dor na cervical é mais comum em pessoas com 45 anos ou mais, podendo ter diferentes motivos como uma posição errada ao dormir, tensão e estresse do cotidiano, contração muscular do pescoço ao levantar muito peso, má postura no trabalho, inflamação, infecção e até por períodos prolongados do uso de celular.

O diagnóstico correto desta patologia requer uma anamnese bem realizada incluindo cuidadoso exame físico. Exames complementares de imagem têm por função confirmar a suspeita diagnóstica clínica levantada. Tendo em mãos estes dados, bem como tendo avaliado o perfil do paciente, então o médico poderá optar pela melhor forma de tratamento para cada indivíduo.

Casos mais leves apresentam dor no pescoço, limitação de movimentos, dor de cabeça e torcicolo. Em casos mais graves e avançados, pode haver dormência na região cervical e redução da força nos braços e nas pernas. 

Os sintomas neurológicos podem ocorrer devido a compressão nervosa no interior da coluna, causado por hérnia de disco ou por estenose (estreitamento) do canal cervical.
Na maioria das vezes, as dores cervicais melhoram depois de uma ou duas semanas, mas é importante procurar ajuda médica para analisar a causa da dor e a amplitude do problema.

Tratamentos? Clique no Botão!