Dor no Quadril:

A dor no quadril é um dos incômodos mais comuns no mundo, independente da faixa etária. O que não significa, entretanto, que seja normal. Por isso, é importante identificar as causas de tal forma a aplicar o tratamento adequado e sanar o problema. 

Apesar de comum, o paciente deve ser tratado de forma individualizada, conforme histórico e sintomas descritos.

Para identificar a causa da dor no quadril, é necessário consultar-se com um especialista.

O Fisiatra é o médico especialista capacitado para avaliar a condição do paciente, diagnosticar a causa da dor e propor tratamentos conservadores (não cirúrgicos).

Principais causas de dor no quadril:

  • Artrose: condição que resulta da perda de cartilagem na articulação, provocando a dor devido ao atrito dos ossos.
  • Tendinite: termo que se refere à inflamação ou irritação no tendão. Normalmente, quando se trata de tendinite no quadril, o problema está no tendão dos músculos glúteos. As mulheres, a propósito, são as mais afetadas.
  • Bursite: uma das condições causadoras da dor no quadril, atinge tanto pessoas que sobrecarregam o quadril com exercícios físicos intensos quanto quem está sentado por muito tempo.
  • Osteonecrose: quadro conhecido por Necrose Avascular da Cabeça do Fêmur tem, como público alvo, homens jovens e adultos. Se não tratado, evolui para um desgaste maior no quadril.
  • Impacto femoroacetabular: acontece quando há contato inadequado entre o encaixe da bacia e a cabeça do fêmur nos movimentos, mesmo os mais corriqueiros. Como consequência, há lesões na cartilagem lateral.
  • Luxações e fraturas: muito comuns em idosos, são consequência direta de quedas, principalmente de quem tem ossos mais frágeis, como é o caso da osteoporose. A região mais afetada costuma ser o início do osso do fêmur.
  • Tumor ósseo: um dos sintomas de tumor ósseo é a dor, o que inclui a articulação do quadril. A diferença é que se trata de uma dor que piora à noite e não cede com medicação.

Tratamentos? Clique no Botão!